domingo, 31 de janeiro de 2016

Fragilidades da UFMT

Cursos regulares de graduação

Estágios

Uma das maiores fragilidades de nossos cursos de graduação são os estágios. Faz-se necessária uma maior aproximação aos conselhos regionais, órgãos governamentais e setor produtivo para fortalecer os estágios e melhor definir o perfil dos profissionais que formamos. No campo das licenciaturas, é necessário que a administração superior da UFMT assuma a responsabilidade pelas práticas de ensino, garantindo o transporte até as escolas e a segurança de licenciandos e supervisores. Para que a prática seja mais efetiva, é necessário concentrar os estágios dos cursos de licenciatura num número limitado de escolas, para que se efetive planejamento e ação coletiva. Ademais, os estágios de todos os cursos de graduação dentro dos próprios campi da UFMT devem ser uma ação a ser intensificada, tais como a supervisão de obras por parte de engenheiros e arquitetos em formação e a ação conjunta de discentes de diferentes cursos em instâncias que demandam trabalho multidisciplinar, como o zoológico.

Procura e evasão

A evasão é um fator que deve ser combatido pois prejudica a matriz orçamentária da instituição e, principalmente, empobrece o papel da universidade enquanto formadora. Em alguns cursos, ela atingiu a marca de 90%. Em adição, o sistema do ENEM fez com que a entrada perdesse parcialmente o “foco”, isto é, nem todos os ingressantes desejam de fato fazer o curso que se matricularam. A proposta nesse ínterim é: 1. Criação do Centro de Apoio ao Graduando: trata-se de uma instância constituída por professores efetivos, aposentados e outros que teria a incumbência de sanar lacunas na formação dos graduandos, especialmente no início de curso, em nível de Ensino Médio. 2. Ampliação da visibilidade dos cursos de graduação: reconstituição da semana de apresentação de cursos aberta à comunidade, como atividade não obrigatória para as coordenações, e reestruturação da homepage da UFMT expondo de forma atrativa e eficiente o perfil de cada curso, bem como possibilidades de inserção no mercado de trabalho. 3. Modificação dos critérios de contagem de vagas nos cursos, tornando-os mais realísticos, colocando os graduandos que há muito não frequentam num banco a parte.

Laboratórios de ensino

Confecção de projeto e busca de recursos para reequipar e atualizar os laboratórios de ensino de graduação.

Aulas de campo

Ampliação da capacidade de oferta de aulas de campo, com possibilidade de programação a curto prazo. Instalação de bases da UFMT em pontos, no interior do estado, mais frequentados ou de interesse estratégico.

Sistema de entrada

Rediscussão do sistema de entrada, visando a melhoria do “foco” do ingressante e diminuição da evasão. Além do ENEM, pode-se adotar outros critérios adicionais, como o PAS e a carta-convite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário