domingo, 31 de janeiro de 2016

Potencialidades

Embora as fragilidades e gargalos apontados limitem o desenvolvimento da UFMT, suas potencialidades diante do quadro global do Séc. XXI são animadoras.

Analisando as experiências adquiridas ao longo de sua história e uma projeção de áreas estratégicas para o futuro, temos a propor:

Interdisciplinaridade 

Estudando-se as características dos grupos interdisciplinares internacionais de maior êxito e as bases teóricas da Ciência dos Sistemas Complexos, o modelo de interdisciplinaridade que defendemos é aquele que valoriza as disciplinas básicas. Os grupos internacionais de maior êxito são aqueles constituídos por profissionais com sólida formação específica, mas que estão dispostos a trabalhar cooperativamente com outros com formação diferenciada. Não há interdisciplinaridade sem disciplina. Por outro lado, nossos cursos de graduação pouco se comunicam. Assim, há que se constituir disciplinas comuns – dentre as optativas, por exemplo – a cursos diferentes, num processo de Interdisciplinaridade Circular.

Integração com a sociedade

A intensificação da integração com a sociedade é um aspecto fundamental para que a UFMT se torne mais proativa no processo do desenvolvimento regional.
Esta proposta contempla esse item nos seguintes aspectos:



  1. Melhoria da qualidade dos estágios com relação ativa entre a universidade e conselhos regionais, entidades da sociedade civil e setor produtivo.
  2. Projeto estrutural dos campi da UFMT como polos de vivência e culturais, com programa de melhoria e instalação de pontos com potencial cultural e turístico, como reforma e regularização do zoológico, instalação do Museu Rondon em bloco com maior potencial arquitetônico, criação de museus de ciências nos campi, revitalização do planetário de Barra do Garças e museus já existentes nos campi.
  3. Intensificação do oferecimento de programas culturais e de extensão para a população.
  4. Reformulação da homepage da UFMT privilegiando a qualidade de informações sobre os seus cursos e programas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário