domingo, 31 de janeiro de 2016

Entropia

Entropia é um termo utilizado na ciência para designar o grau de desordem de um sistema. Sistemas com alta entropia tendem a desperdiçar a maior parte da energia de que dispõem. O termo, utilizado na administração, significa promover poucas ações efetivas com alto dispêndio de tempo e esforço. Uma universidade não pode ser autônoma numa configuração de alta entropia, pois isso corresponde à situação em que os seus profissionais deixam de pensar em políticas institucionais para se dedicarem a tarefas burocráticas.

Entropia orgânica:

  1. Reestruturação dos sistemas acadêmicos e outros sistemas eletrônicos, por meio da troca dos sistemas acadêmicos por outros mais leves e eficientes.
  2. Estabelecimento de banco de dados unificado, acessado por todos os sistemas, para minimização ou eliminação de burocracia na montagem de processos, como o de progressão funcional, mas principalmente para a melhoria da qualidade de informação disponível aos gestores.
  3. Estabelecimento de câmaras temáticas e rotinas de agilização do exame de processos, para dotar os órgãos colegiados superiores de maior tempo para se dedicar ao estabelecimento de políticas institucionais.
  4. Descentralização do protocolo.
  5. Readequação do status do STI no organograma institucional, tornando-o autenticamente um órgão de apoio às coordenações.
  6. Ampliação do poder decisório das coordenações de curso.
  7. Criação do escritório (helpdesk) de apoio à confecção de TRs e importação.
  8. Reengenharia (turnaround) dos setores de compra, visando a diminuição do tempo de trâmite dos processos e melhoria das condições de trabalho de seus técnicos.
  9. Programa de acesso de pesquisadores aos laboratórios em feriados e fins de semana.
  10. Incentivo à capacitação de técnicos.
  11. Criação de um escritório de apoio a revistas científicas eletrônicas.
  12. Implementação de turnos de 30 horas em situações que a lei permita.
  13. Maior transparência na destinação de recursos.
Entropia técnica:
  1. Estabelecimento de programa de manutenção preventiva, com ronda de supervisores.
  2. Criação de programa de manutenção dinâmica, contínua, em carteiras, por exemplo, e equipamentos, em conformidade com processo de recuperação da capacidade técnica da UFMT.

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