domingo, 31 de janeiro de 2016

Orçamento

Redução de custos: 

Em alguns setores da UFMT, há potencial para redução significativa de custos.

  1. Acoplamento entre os estágios dos cursos de graduação e serviços executados nos campi. Tal medida, além de fortalecer os estágios, é de reconhecida importância para a redução dos custos de serviços de um modo geral.
  2. Reengenharia administrativa no setor de compras tanto para a redução de custos como melhoria da qualidade de produtos adquiridos.
  3. Redução de custos com energia elétrica com a continuidade do processo de substituição de lâmpadas (de LEDs), acendimento e apagamento automáticos, melhoria do conforto térmico (com arborização e reformas estruturais) e geração própria de energia.
  4. Implementação de programa de limpeza e lavagem rotineira de aparelhos de ar condicionado.

Ampliação do número de alunos

A matriz orçamentária das universidades federais é definida em função do número absoluto de alunos, número de egressos e nota de cursos de graduação e pós-graduação stricto sensu. Além da melhoria deste último item, faz-se necessário ampliar o número de alunos e, principalmente, o número de egressos combatendo-se efetivamente a evasão, conforme já descrito.

Diversificação de captação de recursos

Devido à reconfiguração das políticas científicas e educacionais do país para as próximas décadas, as IES serão obrigadas a buscar recursos adicionais em outras fontes, como o setor produtivo, organizações da sociedade civil, fundações e pessoas físicas em âmbito nacional e internacional. A constituição de fundos de desenvolvimento é uma ação que deve ser implementada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário