domingo, 31 de janeiro de 2016

Infraestrutura

Situações críticas
Em todos os campi, prédios novos e antigos necessitam de reforma. Problemas de longo prazo, como vazamento de água no interior dos blocos têm que ser resolvidos, com a reforma das coberturas. Prédios recebidos sem a devida adequação, como o do STI, têm que ser complementados. Um programa de conservação dos banheiros deve ser implementado.

Situações supercríticas

Algumas unidades da UFMT se encontram em grave situação no que diz respeito à infraestrutura. O zoológico e o Hospital Julio Muller estão nessa categoria. Nesse último, é necessário reestruturar o sistema de eliminação de resíduos, esgoto, processos de esterilização, sistema de combate a incêndio, troca de aparelhos de ar condicionado e término do bloco originalmente destinado a nefrologia. Embora uma empresa gestora tenha sido designada ao hospital, não há uma perspectiva para tais problemas. Quanto ao zoológico, é necessário reestruturar o sistema de captação e tratamento de água, revitalizando os lagos, bem como reformar os abrigos de animais de acordo com projeto arquitetônico que estabeleça a unidade como atrativo turístico. Ainda, é fundamental ampliar o número de profissionais atuando no zoológico, terminar a catalogação dos animais, em atendimento às exigências da SEMA, de forma a tornar a unidade um centro de execução de estágios de diversos cursos de graduação e centro de pesquisa e conservação da biodiversidade animal.

Aprimoramentos (em todos os campi)

Reforma em pontos de ônibus, dotando-os de maior conforto; ampliação do número de passagens elevadas de pedestres; readequação e implementação de circuito de caminhada; reforma e adequação de estações de tratamento de água, dotando-as de caráter de unidade de ensino; implementação de creche e unidade de atendimento médico; forte ampliação de arborização e mudança de técnicas de jardinagem, reinjetando no solo folhas e outros materiais orgânicos; tratamento de rejeitos químicos, físicos e orgânicos; coleta seletiva de lixo; estabelecimento de programa de longo prazo para zerar todas as emissões (incluindo dióxido de carbono). Instalação de geradores a combustão em locais de uso contínuo de energia elétrica. Regularização e ampliação de infraestrutura das fazendas experimentais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário