domingo, 31 de janeiro de 2016

Potencialidades
Programa de Desenvolvimento Institucional

Um dos principais pontos que definem uma universidade bem estruturada é o seu programa de desenvolvimento para o futuro. Nossa proposta para o Programa de Desenvolvimento Institucional da UFMT se baseia na experiência adquirida pela instituição ao longo de sua história e a identificação de áreas de atuação estratégicas para a região e para o país. Nesta proposta, são identificadas algumas áreas que se pode caracterizar como consolidadas do ponto de vista de densidade de projetos e outras áreas estratégicas. Entretanto, isso não significa que todas as áreas da universidade não podem se desenvolver concomitantemente. As áreas em destaque aqui se constituem numa estratégia de otimização de captação de recursos visando o desenvolvimento de todas as unidades da UFMT.

Uma análise dos projetos de pesquisa registrados na Propeq nos últimos 5 anos nos permitiu obter os seguintes resultados:
  1. Mais de 90% dos projetos têm cunho regional.
  2. Apenas quatro áreas emergiram do estudo com densidade de pesquisa consistente: Agronomia, Ensino/Educação, Ciências da Saúde e Medicina Veterinária.
  3. Dentro do espectro que contém, como extremos, a ciência técnica aplicada e a ciência acadêmica pura, a grande maioria dos projetos estão a meio-termo: poucas são as linhas de pesquisa se dedicando a questões de ponta na ciência e ao desenvolvimento de patentes e aplicações de curto prazo.
Diante desses resultados e de uma análise das potencialidades da região e do país para as próximas décadas, pode-se estabelecer algumas diretrizes para o PDI da UFMT:

Áreas consolidadas

Agronomia

Numa perspectiva de médio e longo prazo, a linha de pesquisa que tem maior potencial de captação de recursos nessa área é aquela que se refere ao desenvolvimento de sementes de diversas espécies adaptadas às condições da região, numa perspectiva de mudanças climáticas, sem uso de agrotóxicos e com polinização natural, aliado a projetos de arborização e captura de carbono nas fazendas.

Essa afirmação se baseia nos seguintes fatos:
  1. Estudos recentes indicam que sementes transgênicas somente são vantajosas comercialmente num curto intervalo de tempo.
  2. Sementes transgênicas como a roundup exigem defensivos e fertilizantes importados, o que traz desvantagens comerciais levando-se em conta o câmbio.
  3. Médicos de Cuiabá estão desaconselhando o consumo de soja mato-grossense devido ao alto teor de agrotóxicos.
  4. A baixa diversidade de culturas cultivadas e de compradores (a Europa não importa mais produtos transgênicos) torna a economia mato-grossense mais instável.
  5. A produtividade média de grãos de Mato Grosso é de 3500 kg por hectare, enquanto que a da Holanda é de 8500 kg/ha.
  6. Resultados de pesquisa da área de micrometeorologia e fisiologia vegetal apresentam indícios de que a captura de carbono aumenta com a diminuição da temperatura (acima de 21ºC).

Educação

Nessa área, há grande potencialidade de captação de recursos via ação direta no fortalecimento do ensino nas primeiras séries da Educação Básica. Como o universo de professores graduados atuando nesse nível é grande comparado com o fluxo de egressos nos cursos de pedagogia do estado, há que se propor um amplo programa de longo prazo de formação continuada, envolvendo as facilidades da UFMT em EAD. Visando a minimização de lacunas de formação e problemas como a matematicofobia, tal programa deve contar com uma participação mais efetiva de profissionais da área de Língua Materna e Matemática.

Ciências da Saúde

Embora essa área conte com linhas de pesquisa que têm clara importância para as próximas décadas como as doenças endêmicas no contexto das mudanças climáticas globais e a UFMT tenha experiência consolidada nessas linhas, a área enfrenta problemas que precisam ser superados para que o seu desenvolvimento não seja travado. Destacamos dois: 1. A área conta com um forte déficit de infraestrutura.

As instalações do atual Julio Muller estão precárias e a expansão do novo campus para a área de saúde e os cursos novos nos campi do interior demandam forte investimento em equipamento. Temos a consciência que essa é a área que exigirá maior aporte de recursos financeiros da UFMT nos próximos dez anos. 2. Nos últimos anos, a área experimentou uma profunda reformulação de natureza filosófica. Visando a formação de profissionais mais voltados ao atendimento popular e domiciliar e à medicina preventiva, o governo federal impôs a reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos de medicina da UFMT, implantando o PBL (Project-Based Learning) como método de ensino, sem a devida discussão.

O PBL possui muitas vantagens sobre o ensino tradicional, contudo existe uma preocupação internacional de que ele pode levar a uma formação profissional consideravelmente mais frágil em conhecimentos básicos na área. Além disso, na nova filosofia implantada, não é clara a inserção dos hospitais universitários. Nossa proposta, nesse ínterim, é rediscutir os projetos pedagógicos dos cursos envolvidos, planejando uma política que prevê a realização de pesquisa de ponta em hospitais e que respeite a experiência dos profissionais da UFMT nessa área.

Medicina Veterinária

Embora apareça como uma das áreas de maior produtividade científica da UFMT, é ainda jovem dentro da instituição. A linha de animais domésticos adquiriu uma densidade de destaque e, desta forma, o hospital veterinário deve ser apoiado em suas demandas. A linha de produção animal será apoiada, principalmente regularizando as fazendas experimentais e dotando-as de infraestrutura. A linha de animais silvestres é estratégica em função da existência do zoológico e número considerável de animais em extinção na região e deve ter apoio especial por parte da administração superior. 

Áreas de importância estratégica

Fármacos

Dada a diversidade vegetal do estado, esta é a área de maior potencial de captação de recursos da UFMT. Embora a universidade conte, desde longa data, com iniciativas e projetos nessa área, a pesquisa ainda é insipiente, demandando maior aporte de recursos humanos e financeiros. Deve-se dar especial atenção a essa área, com especial atenção às atividades desenvolvidas no campus de Barra do Garças/Pontal do Araguaia.

Genética

Trata-se de uma área estratégica para diversas outras, como agronomia, zootecnia, zoologia, biologia, medicina e engenharia florestal. A dramática redução de preços de sequenciadores e outros equipamentos torna sua implementação na UFMT viável. Há que se criar uma unidade direcionada a essa área.

Geociências

A geologia do Estado de Mato Grosso é uma das mais diversificadas e ricas do país. Embora ainda pouco explorado, o setor de minérios tem o mesmo potencial que o de agricultura no estado. Mato Grosso conta com reservas de calcário, ouro, petróleo, xisto e fósforo. Esse último é relativamente raro, sendo que existe previsão de escassez e elevação de preços até o final deste século. A sua importância comercial se refere à produção de fertilizantes, que são de fundamental importância para a região. Pesquisas em exploração desse mineral podem levar ao desenvolvimento da produção local de fertilizantes. Já o ouro e outros recursos apontados acima requerem investimento em pesquisa em técnicas de exploração. A potencialidade de atração de recursos financeiros para a área é enorme, especialmente após a aprovação do novo Marco Regulatório Mineral.

Turismo

Outra área de grande potencialidade para a região é o turismo. Os próprios campi da UFMT têm esse potencial no que diz respeito ao zoológico e seus museus. O apoio a essas instâncias deve ser ampliado, com reformulação dos museus existentes e implantação de outros, como museus de ciências como forma de ampliação de programas de extensão e interlocução com a sociedade.


Outras Áreas

Há outras áreas e linhas de pesquisa estratégicas e em estágio de consolidação na UFMT. Cada uma delas deve ser encaminhada de acordo com os PDIs das respectivas unidades. Dentre as áreas estratégicas, destaca-se a Matemática, que deverá receber especial atenção, sobretudo no que diz respeito ao ensino de Cálculo, que é fundamental para a melhoria da qualidade de diversos cursos. Na área da Engenharia, há grande potencialidade nas linhas de impressão 3D, transporte ferroviário, máquinas agrícolas, engenharia de alimentos, mineração de fósforo e produção de fertilizantes. Outras linhas estratégicas estão ligadas à antropologia, economia, estudo do uso da terra e movimentos sociais, envolvendo diversas unidades como Direito, Economia, Serviço Social e Linguagens.

Todas essas áreas devem ser contempladas no Plano de Desenvolvimento Institucional.

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